Notícias

26
Out

Sindicato dos Mineradores pressiona empresas

Sindicato dos Mineradores pressiona empresas

Caso a Magnesita não apresente na próxima reunião do 07/1, uma proposta de acordo que atendam os anseios dos funcionários para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho, a diretoria do Sindicato irá propor aos trabalhadores a realização de atrasos e paralisações relâmpagos.

Nesta sexta-feira (26), uma assembleia para discutir os rumos da campanha será realizada no Clube dos Mineradores, às 19h. “Esperamos que a direção da Magnesita mude a postura e apresente uma proposta no próximo dia 07/11, condizente com o cenário de crescimento industrial e com a sua lucratividade, vez que a proposta apresentada de 5,58% de reajuste e a elevação do ticket alimentação para R$ 121,00 é uma verdadeira afronta aos trabalhadores”, disse José Santana, presidente do Sindicato. Já o vice-presidente do sindicato, Édio Pereira, garantiu que se a empresa não mudar sua postura de intransigência na mesa de negociações, haverá uma greve da categoria.

Ao contrário da Magnesita, após três rodadas de negociações, a Ibar Nordeste apresentou uma proposta factível para renovação do ACT/2013. Pela proposta, os trabalhadores terão retroativos a 1º de outubro, reajuste salarial de 7,7%, participação nos resultados de 90% do salário nominal, mais uma parcela fixa de R$ 500,00; piso salarial com reajuste de 15% e ajuste no plano de cargos e salários que contemplou 38 funcionários com mais 6%.

A proposta foi submetida aos trabalhadores em assembleia geral realizada na última quarta (24) e foi aprovada. O Sindicato já comunicou o resultado à empresa e nos próximos dias o ACT/2013 será assinado. Quanto à Xilolite, a empresa continua em silêncio e não se pronunciou sobre os pleitos dos trabalhadores.

Siga-nos nas redes sociais: