Notícias

26
Nov

Sindmineradores repúdia demissão arbitrária de dirigente sindical

Sindmineradores repúdia demissão arbitrária de dirigente sindical

O Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião vem a público denunciar e repudiar a demissão arbitrária, disfarçada de inexistente justa causa, do dirigente sindical, Lucas Mendonça, pela empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB), sob alegação de insubordinação e falta ao trabalho.


O dirigente sindical é funcionário da INB há 10 anos e é respeitado pelo conjunto dos trabalhadores, motivo pelo qual foi eleito diretor sindical pela categoria para representá-la em suas variadas formas. Essa demissão fere a Constituição Federal em seu Art. 8º inciso VII e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em seu Art. 543, que impede o desligamento de diretores sindicais.


A atitude da Empresa, um claro ataque político ao Sindicato, remonta aos períodos mais obscuros da nossa história, em que as organizações dos trabalhadores e seus dirigentes eram atacados explicitamente pelos patrões, na tentativa de frear a luta pelas suas reivindicações.


O fato coincide com os constantes vazamentos de urânio nas instalações da empresa, denunciado pelo referido dirigente, o que claramente demonstra retaliação a esta entidade, perseguição e afronta à liberdade. O Sindicato dos Mineradores não se intimidará diante dessas ações e com autonomia e independência continuará a defender a categoria.


Diante disso, o Sindicato informa que tomará as medidas políticas e judiciais cabíveis e reitera o repúdio a qualquer prática de retaliação e perseguição a esta entidade ou a seus dirigentes sindicais.

Siga-nos nas redes sociais: