RIO DE JANEIRO, 16 Mai (Reuters) - O governo brasileiro voltou a conceder outorgas de lavra de mineração e divulgou o nome de três empresas que conseguiram as licenças para iniciar produção, informou o Ministério de Minas e Energia nesta quinta-feira.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, decidiu outorgar à Bahia Mineração (Bamin) a concessão para lavrar minério de ferro nos municípios de Pindaí e Caetité, ambos na Bahia.
A autorização abre caminho para a empresa implementar um grande projeto de minério de ferro que poderá produzir aproximadamente 20 milhões de toneladas por ano.
Também foi contemplada com o licenciamento, fundamental para iniciar produção mineral, a Companhia Geral de Minas, que obteve concessão para bauxita e argila no município de Poços de Caldas, em Minas Gerais.
A empresa Mineração Forquilha recebeu concessão para lavrar carvão mineral no município de Treviso, em Santa Catarina.
Em março, pelo menos 120 projetos de mineração prontos e licenciados por órgãos ambientais aguardavam apenas a outorga do governo federal para entrar em operação.
Segundo fontes do setor, uma das motivações da presidente Dilma Rousseff para determinar a paralisação dos licenciamentos ao longo dos últimos meses teria sido o descontentamento sobre a forma atual de concessão, pela qual o único critério das empresas para conseguir licenças de mineração é chegar primeiro no Departamento Nacional de Produção Mineral.
(Reportagem de Sabrina Lorenzi)