As negociações com a Cimpor foram retomadas na quarta-feira, dia 17, quando a Empresa apresentou uma proposta que está sendo avaliada pelo Sindmineradores.
A proposta apresentada pela Cimpor prevê o reajuste salarial zerando o INPC do período (2,45%), retroativo a 1º de novembro de 2009, concessão de aumento real de 0,55%, também retroativo a 1º de novembro de 2009, e Ticket Alimentação de R$ 410, sendo que 50% deste valor seriam incorporados ao salário nominal.
A Empresa apresentou ainda duas outras propostas alternativas que estão sendo analisadas pelo Sindicato e serão oportunamente divulgadas.
As negociações prosseguem e a expectativa do Sindmineradores é que possa haver ainda avanços para que o acordo seja fechado. “Houve avanços e estamos convencidos de que a proposta da Empresa ainda pode ser melhorada, por isso não encerramos as negociações e nem fechamos questão. As propostas estão sendo analisadas, têm pontos positivos, mas podem ser melhoradas”, observa o presidente Édio Pereira.
Para ele, já foi dado um passo extremamente importante para que o acordo possa ser fechado, mas ressaltou a necessidade da “continuidade da organização e da mobilização dos trabalhadores como forma de garantir novos avanços para a melhoria da proposta apresentada pela Cimpor”.