Notícias

21
Abr

TRABALHADORES DA INB PARALISAM ATIVIDADES POR DUAS HORAS

TRABALHADORES DA INB PARALISAM ATIVIDADES POR DUAS HORAS


























A INB, Industrias Nucleares do Brasil, não satisfeita em ter protelado as negociações da data base, que deveriam ter sido concluídas até o final do ano passado, apresentou, quase quatro meses depois, uma proposta que não atendeu às reivindicações dos trabalhadores.

A proposta, apresentada pela Empresa no último dia 15 de março (4,17% de zera-mento do INPC do período mais 1,5% de aumento real) foi submetida aos trabalhadores em Assembléia Geral Extraordinária no último dia 22 de março, tendo sido rejeitada. Na mesma Assembléia, os trabalhadores autorizaram o Sindicato dos Mineradores a adotar medidas visando resguardar os interesses da categoria.No último dia 20, como a Empresa não manifestou disposição em avançar nas negociações e apresentar uma nova proposta, os trabalhadores paralisaram as atividades no Complexo Minero-Industrial de Caetité por duas horas, entre as 8 e 10 horas da manhã, e deliberaram pela apresentação de um novo prazo para que a INB se manifeste em relação à apresentação de nova proposta.

A INB terá até a próxima quinta-feira, dia 29 de abril, para se posicionar. Caso não sinalize com uma nova proposta, os trabalhadores vão paralisar as atividades na sexta-feira, dia 30 de abril e não descartam entrar em greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 5 de maio.

De acordo com o Sindicato dos Mineradores, a categoria reivindica, além do zera-mento do INPC do período, aumento real de 2,5%, retroativos a 1º de novembro de 2009, ajuste no Plano de Cargos e Salários e ampliação da assistência médica para os aposentados, entre outros pontos.

“Os trabalhadores têm sido pacientes e esgotado todas as possibilidades de diálogo, sem que a INB, em contrapartida, adote a mesma intenção. Infelizmente estamos indo para o confronto, que gostaríamos de evitar, mas que se faz necessário para que os interesses dos trabalhadores não sejam violentados”, ressalta o presidente do Sindminera-dores, Édio Pereira.

O sindicalista lamenta que a Empresa, que tem investido maciçamente em publicidade em Caetité, esteja virando as costas para seu principal patri-mônio, que são seus trabalhadores.  Ele trabalha com a ex-pectativa que a Empresa reveja os procedimentos e reabra, apresentando uma proposta que mereça ser avaliada pelos trabalhadores e evite a paralisação. “Estamos mobilizados e vamos adotar os procedimentos necessários para que os trabalhadores não sejam ainda mais prejudicados”, concluiu o diretor Cabaleiro. A INB agendou nova reunião para próxima quarta-feira dia 28/04.

Siga-nos nas redes sociais: