Assessoria de Comunicação
Sindmineradores
A Comissão Municipal de Emprego - CME que foi criada desde 2002 não funcionava em nosso município. Por determinação da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia) os municípios que possuem a comissão deveriam iniciar suas atividades e os que não, deveriam criá-la.
Em nosso município a CME foi reestruturada neste mês de julho e tem sua formação tripartite e paritária, tendo como representação dos trabalhadores o Sindicato dos Mineradores e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais; os empregadores são representados pela CDL- Câmara de Dirigentes Logistas e a AIBRUM - Associação das Indústrias de Brumado; o governo Municipal é representado através da Secretaria do Planejamento e o governo Estadual é representado pela CAR e tem como objetivo articular políticas de geração de emprego do município.
A comissão tomou posse em Brumado no dia 13 de julho, na sala de reuniões da Central dos Conselhos, onde foi discutida a posse dos Conselheiros Titulares e Suplentes e eleição da Presidência Gestão 2010/2011, aprovação do Regimento Interno e sugestão de cursos profissionalizantes para serem solicitados a SETRE – Secretaria do Trabalho e Emprego do governo do Estado.
O presidente eleito pelo plenário foi Charles de Almeida Granger, representante da Prefeitura Municipal e apresentou proposta para o calendário de reuniões da comissão – exercício 2010. Dentre as considerações a respeito das atividades e reuniões da comissão a mesma já tomou uma decisão muito importante que foi a solicitação de cursos de qualificação profissional a SETRE. “Essa comissão é importante porque visa à rearticulação e a busca da geração de emprego em nosso município”. Disse o Presidente do Sindmine Édio da Silva Pereira.
A Comissão aprovou a solicitação dos seguintes cursos profissionalizantes que já foi encaminhada a SETRE: Garçom, Cozinheiro, Agroecologia, Telemática, Encanador, Pintor, Eletromecânica, Mecânica Industrial, Agropecuária e Soldador.
“Esperamos que desta vez a comissão tenha ações concretas que saiam do papel para que possamos juntos com a nossa comunidade organizada buscarmos mais empregos, principalmente, para a nossa juventude”.Ressaltou o Vice-Presidente do Sindmine José Santana de Andrade.