Notícias

28
Out

Sindicato dos Mineradores fecha acordo com a IBAR Nordeste

Sindicato dos Mineradores fecha acordo com a IBAR Nordeste























Assessoria de Comunicação
Sindmineradores

Os mineradores estão em plena campanha salarial, discutindo salários e condições de trabalho que melhor se ajustem as suas expectativas As negociações estão sendo realizadas com as empresas: Magnesita, Ibar Nordeste, Xilolite, aqui em Brumado e as Indústrias Nucleares do Brasil – INB – de Caetité.

Com a empresa Ibar Nordeste, as negociações evoluíram, e na última segunda-feira (25), após a terceira reunião a empresa passou a sua proposta, que foi devidamente analisada pelos trabalhadores em Assembléia na noite de ontem (27), no Clube dos Mineradores. Após todas as deliberações, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores presentes. Ficou assim definido com a proposta da IBAR:

-> Reajuste salarial de 6,68%, sendo 4,59% referente ao INPC do período e 2% de aumento real;
-> Piso salarial passou dos atuais R$ 552,20 para 600,00, tendo uma correção de 8,65%, ou seja, 4,59% do INPC do período e mais 3,88% de aumento real. O adicional de insalubridade será calculado sobre o novo valor do piso salarial;
-> Participação nos lucros da empresa: 90% do salário nominal de cada empregado;
-> Abono salarial no valor R$ 470,00;
-> Ajuste no Plano de Cargos e salários contemplando laboratoristas, motoristas e operadores de equipamentos de mineração; e
-> Manutenção das conquistas anteriores.

A Magnesita, no entanto, após duas rodadas de negociações não colocou nenhuma proposta para análise dos seus trabalhadores. Na próxima segunda-feira, será realizada mais uma reunião com a empresa, na qual a Diretoria do Sindmineradores espera uma resposta.

Caso não seja apresentada uma proposta, devido a insatisfação entre os trabalhadores, o Sindicato irá propor aos trabalhadores medidas mais ousadas como: atrasos e paralisações relâmpagos, para forçar uma mudança de postura da empresa em relação as reivindicações dos trabalhadores.

A Xilolite também não agendou a data para início das negociações com o Sindicato. A diretoria espera que na próxima semana a empresa se manifeste e sinalize para o início das discussões salariais com os seus trabalhadores.

Já na INB, as negociações começaram deste a última terça-feira (26), no Rio de Janeiro. O Sindmineradores enviou os representantes, José Santana (Presidente) e Lucas Mendonça (Diretor), que desde a última segunda-feira se encontram no Rio participando das negociações.

Até o fechamento desta matéria, a INB não havia apresentado proposta de reajuste para análise dos seus trabalhadores. Dessa forma, a Diretoria do Sindmineradores espera que a empresa apresente uma proposta na reunião que acontecerá na tarde desta quinta-feira (28).

Siga-nos nas redes sociais: