Notícias

02
Mai

Mineradores comemoram dia do trabalho em Brumado

Mineradores comemoram dia do trabalho em Brumado

O 1º de maio – Dia Mundial do Trabalho –, dos mineradores brumadenses, foi comemorado com jogos, sorteios de brindes, apresentações culturais e discursos, no Clube da categoria.

O 1º de maio foi criado em 1889, no Congresso da Internacional Socialista em Paris. A data foi escolhida para homenagear os operários que fizeram uma greve em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos e nasceu da luta pela redução da jornada de trabalho.

Durante a greve, milhares de trabalhadores foram às ruas protestar contra as péssimas e desumanas condições de trabalho e exigir a redução da jornada de trabalho, de 13 horas para 8 horas diárias. Com isso, houve manifestações, passeatas, piquetes, discursos, e a mando dos patrões a polícia reprimiu, violentamente, os protestos havendo prisões, feridos e morte de muitos trabalhadores.

Por tudo que esse dia significou para os trabalhadores, na luta pelos seus direitos, servindo de exemplo para todo o mundo, o 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho, sendo um dia não só para comemorar, como também, um dia de reflexão e reivindicação.

Aqui no Brasil, há a incansável luta pela redução da jornada de trabalho, para 40 horas semanais, sem redução de salário, a luta pelo fim do fator previdenciário e a valorização das aposentadorias, dessa forma, houve um dia de grande significado para a classe trabalhadora, que apresentou  suas demandas e homenageou os seus mártires de Chicago.

A diretoria do Sidmineradores, na pessoa do seu presidente, José Santana, parabeniza e agradece a todos os trabalhadores pelas presenças no evento realizado pelo Sindicato, que é comemorado em todo mundo.

Siga-nos nas redes sociais: